BEM-VINDO À KEMIB DEDICADOS E PREOCUPADOS “Pessoas bem sucedidas ou mal sucedidas não têm muita diferenças em suas habilidades.
O que varia é o interesse que cada uma tem de atingir seu potencial” – John Maxwell
Confie o seu sonho em nós Criando um futuro sustentável através da preservação de edifícios
arquitetura verde e design inteligente
KEMIB KEEP EASY, MAKE IT BETTER

O betão é um material que transmite uma enorme sensação de segurança, por isso é natural que, ao procurarmos as vantagens de construir uma casa modular em betão, nos surja logo o argumento de que ela aguentará firmemente condições meteorológicas e outras mais extremas.

Se a esta vantagem juntarmos as demais, estamos perante uma solução habitacional extremamente apelativa e recomendável que, de certa forma, mistura o melhor dos dois mundos: o facto de ser pré-fabricada e, por isso, mais barata, ecológica e de rápida construção e o facto de ser construída em módulos de betão, um material resistente, sólido e durável.

Os painéis pré-fabricados em betão estão sujeitos, tal como os outros, a um exigente controlo de segurança e de qualidade. Depois de construídos, são transportados para os terrenos que lhes estão destinados onde são montados com uma grua. Os acabamentos são feitos já no terreno.

Quando contratar uma empresa para construir a sua casa modular de betão, analise os projetos já por ela levados a cabo e informe-se sobre os acabamentos e sobre a instalação elétrica e de águas (fica a seu cargo ou da empresa?). E por falar em acabamentos, vale destacar que as casas pré-fabricadas em betão são mais elásticas no que toca aos acabamentos do que as madeira ou aço. Se quiser personalizar a sua cozinha com uma parede backsplash em ladrilho hidráulico, por exemplo, pode fazê-lo.

Construir uma casa modular em betão não dilata o tempo do projeto. Em cerca de 12 semanas, as casas ficam prontas.

Porquê escolher o betão?

Em primeiro lugar porque é durável. O betão pode durar até 100 anos e é extremamente resistente a terramotos, furacões e incêndios. Depois, porque proporciona uma boa insonorização, ao contrário do aço (se for fino) ou da madeira (se não for tratada para o efeito). Em termos de segurança, é também uma boa escolha, visto que não é fácil entrar numa casa construída em betão, contrariamente ao que acontece com as casas feitas com painéis de madeira ou de aço. Em termos estéticos, as casas modulares de betão são as que mais se aproximam das construções tradicionais, o que amenizará algumas preocupações e dúvidas. Em boa verdade, é difícil distingui-las na maior parte das vezes.

 

Vantagens das casas em betão

 Rápida construção

Um dos motivos que leva a que as pessoas adiem a construção de uma casa é o tempo e o transtorno que esse processo causa. As casas modulares, sendo construídas em fábrica e montadas no local, ficam prontas rapidamente e não dependem de condições meteorológicas. Além do mais, enquanto estão a ser fabricadas as partes, os profissionais podem ir preparando o terreno.

 Ecológicas

Quem produz estas casas, calcula exatamente o material necessário para cada parte, o que evita que haja desperdícios. Para além disso, quando se constrói uma casa tradicional gera-se sempre muito lixo no sítio da obra, o que não acontece neste caso porque se trata de uma construção menos invasiva. Vale ainda realçar que estas construções modernas incluem instalações que baixam o consumo energético (painéis solares, sistemas de aproveitamento da água da chuva, etc.) e são feitas com materiais que podem, posteriormente, ser reciclados.

 São flexíveis

As casas podem ser facilmente ampliadas para os lados e para cima e os módulos podem ser posicionados de outra maneira. São extremamente flexíveis e servem o interesse do proprietário à medida que o tempo passa e as circunstâncias mudam.

 Mais baratas

Os motivos acima mencionados e a necessidade de menos mão-de-obra fazem com que os custos de construção associados às casas modulares sejam, de um modo geral, menores.

 Qualidade

Estas casas têm de seguir as regras e códigos de construção locais e a qualidade dos módulos é inspecionada e atestada por entidades independentes. Note-se que os módulos têm de ser transportados e, como tal, precisam de ser resistentes para aguentar a viagem e serem depois montados. As casas modulares têm, por norma, um excelente isolamento térmico e excelente performance energética.

 

Desvantagens das casas em betão

Menos versáteis

Apesar de serem extremamente flexíveis, como têm partes pré-fabricadas, há menos por onde escolher. Ainda assim, as opções, em termos de design, têm-se vindo a alargar.

 Custo adicional do transporte

O custo do transporte pode ser elevado, sobretudo se a casa for erguida num terreno distante e de difícil acesso.

Financiamento

Pode ser difícil conseguir um financiamento para construir uma casa modular, mas os bancos estão a abrir-se nesse sentido.

Mais difíceis de vender

Como ainda não são “aceites” pela maioria, pode ser mais difícil vender uma casa destas, mesmo considerando o selo de qualidade.

fonte do texto: Homify